proposta pedagógica

Fundamentos Jangadeiros

QUATRO CAMINHOS

O desenvolvimento, considerando o potencial, os desafios e as qualidades de cada etapa da criança, em sua singularidade e versatilidade. Uma criança vive a duração de uma fase e não a preparação para a outra.

– A cultura popular e a literatura como pontes para as linguagens entre adultos e crianças.

O brincar como prática vincular por onde revelamos a vida através do encontro, conhecimento e experiências através do exercício da vida imaginativa;

O espaço cuidado para receber as diversas facetas da infância, suas expansões e recolhimentos. O espaço da natureza e a natureza do espaço.

Na praia do mar de mundo sem fim, crianças brincam.

Rabindranath Tagore

COMUNIDADE DE DESTINO

Somos o território físico de uma COMUNIDADE DE DESTINO. Todos os adultos que passam diariamente pela escola estão de algum modo ligados à infância. O epicentro dessa comunidade é justamente a espiral do paradoxo infantil: uma jornada que transforma adultos.

Nosso calendário anual pressupõe encontros de práticas e estudos para o reconhecimento da saga de criação das crianças em seus aspectos antropológicos e pluriculturais, assim como promovemos eventos de convivência que têm por objetivo a vinculação da comunidade entre si, a formação de redes. Para além de a coordenação saber o nome de cada familiar, é necessário que as famílias se conheçam também.

Cada responsável mora em sua casa, vive as dádivas e os penhascos de construir um cotidiano privado com a espiral da infância . Nosso papel, como território dessa Comunidade de Destino, é oferecer experiências nas quais o amortecimento dessa angústia se dê através do reconhecimento de pares que nos identifiquem com nossas próprias existências.

Todo abismo é navegável a barquinho de papel.

Guimarães Rosa

Descubra

Jangada Escola embarcação encantada.

embarque@jangadaescola.com

Open chat